A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados no último dia 7 de outubro. Agora, essas regras entram em vigor 24 meses após a publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).
O modelo aprovado não é o sugerido pelas entidades de classe. Mas, representa um avanço importante em relação ao modelo utilizado atualmente. Afinal, ele melhora a clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos. Os consumidores terão mais facilidade para comparar os alimentos e decidir o que consumir. Dessa maneira, as situações que geram engano quanto à composição nutricional são reduzidas.
Principais mudanças na rotulagem nutricional
Rotulagem nutricional frontal
Certamente, essa é considerada a maior inovação da norma. Tal qual, o design de lupa foi desenvolvido para ser utilizado como símbolo para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deve ser aplicado na frente, bem como na parte superior do produto. Confira os modelos para alto teor de um nutrientes:



Tabela de informação nutricional
A tabela passa por mudanças significativas, tais como:
- As informações passam a ter letras pretas e fundo branco apenas.
- A identificação de açúcares totais e adicionados passa a ser obrigatória.
- O valor energético e nutricional passa a ser declarado por 100 g ou 100 ml.
- Assim também, o número de porções por embalagem deve aparecer.

Agora, a tabela deve ficar próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua. Além disso, não são aceitas quebras, não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados e nem em regiões de difícil visualização. Em contrapartida, a exceção fica para os produtos pequenos, aqueles com área de rotulagem inferior a 100 cm². Então, a tabela pode ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis.
Alegações
Alterações nas regras atuais para a declaração das alegações nutricionais foram propostas. Todavia, o objetivo é evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal. Confira as orientações:

Entre em contato
Possui alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato e vamos planejar juntos a solução da sua demanda com base em suas necessidades. Buscamos sempre o melhor resultado possível para a mente e o corpo dos pacientes.
Esse e outros assuntos são tratados através das nossas áreas clínicas:
NUTRIÇÃO PSICOLOGIACrédito da imagem da prateleira de produtos (topo): Igor Ovsyannykov.
Crédito das imagens dos modelos de rotulagem, tabela e gráfico: Anvisa.